Saturday, January 5, 2008

Farewell, unknown friend...

No digg, achei um link para um post de um blogueiro... morto.

Isso, morto. O nome do post é ,Final post. Parece que ele escreveu o post como um espécie de epitáfio, e pediu para alguém publicar caso ele moresse. O blogueiro era um soldado dos EUA que foi mandado para a guerra do Iraque. Além das várias citações de Babylon 5 (o que me leva a crer que ele era um tanto quanto geek...), o post é bastante interessante, vale a pena a leitura.

Ele pediu para que a morte dele não fosse usada para argumentos políticos sobre a guerra do Iraque, então, não vou entrar nesse assunto. O meu post é mais para compartilhar a mensagem dele.

I write this in part, admittedly, because I would like to think that there's at least a little something out there to remember me by. Granted, this site will eventually vanish, being ephemeral in a very real sense of the word, but at least for a time it can serve as a tiny record of my contributions to the world.


Uma das opiniões que ele deixou, com a qual eu concordo plenamente:

As passionate as I am about personal freedom, I don't buy the claims of anarchists that humanity would be just fine without any government at all. There are too many people in the world who believe that they know best how people should live their lives, and many of them are more than willing to use force to impose those beliefs on others. A world without government simply wouldn't last very long; as soon as it was established, strongmen would immediately spring up to establish their fiefdoms.


Como diz uma letra de música dos Engenheiros do Hawaii, "a história se repete mas a força deixa a história mal contada". Não acho que a humanidade evolui automaticamente chegando a um sistema de governo. Uma época eramos todos macacos, um erro no DNA e voilà, alguns evoluiram para humanos senhores feudais e outros para humanos escravos. Não sei bem o que os anarquistas pensam, mas é a natureza animal se organizar em forma de governos. Não existe sociedade sem comando. As abelhas que são consideradas a sociedade mais eficiente da natureza tem suas funções extremamente bem definidads, e tem uma rainha. Nós humanos no estado atual pelo menos temos a opção de escolher nosso governo, baseado não na força, visto que isso já deixou de ser característica importante num clã (desde que inventaram o guindaste a pólvora, a força perdeu a importância), mas sim pela inteligência, ou no caso do Brasil, pela falta dela =/.

Bom, eu não conhecia Andrew Olmsted, na verdade, nem sabia que ele existia. Não li nenhum dos outros blogs dele, e não sei sobre o que ele escrevia. Só sei que ele foi um soldado, que foi para a guerra do Iraque sabendo o que iria enfrentar, e foi acreditando que deveria ir. Não tenho condições de julgá-lo, mas baseando no que ele escreveu, considero que ele estava certo em ir. Não acho que a guerra seja uma boa coisa, e aparentemente ele também não. Deve haver uma saída diferente para encontrar a paz, mas acho que como humanos somos ainda burros demais para entender isso. Enquanto não conseguirmos entender que outras pessoas tem opniões diferentes das nossas, que nossas opniões não estão sempre certas (aliás, eu diria que na bem da verdade nossas opiniões são quase sempre erradas, mas..), enquanto não aprendermos a respeitar as outras pessoas, enquanto não soubermos evitar que a "corrente da raiva" se propague, não podemos nem pensar em paz mundial. Acho que enquanto as pessoas acreditarem que a paz mundial é um problema para as outras pessoas resolverem, humanity is doomed.


Se você quer manter limpa a sua cidade, comece varrendo diante de sua casa. (Provérbio chinês)


Bom, é isso... RIP, Andrew Olmsted!

No comments: