Thursday, December 6, 2007

10 dicas para reduzir o esgotamento mental

Pra quem não conhece, o lifehacker é um site muito bom sobre produtividade, e outras dicas em geral. Já passaram por lá assuntos sobre como melhorar a qualidade do sono, técnicas de "GTD" (Getting Things Done), eficiência, dentre outras coisas boas. Dessa vez um artigo (em inglês) bastante interessante sobre brain drain (algo parecido com esgotamento mental) surgiu lá.

O brain drain é algo que eu "experimento" algumas vezes durante o mês. Normalmente acontece quando a pessoa está muito ocupada por um tempo bastante longo. As vezes no trabalho isso acaba acontecendo comigo, e com o mestrado ainda tem um agravante. Infelizmente não descobriram ainda a bolha de tempo, uma cápsula (?!) usando algumas caracteristicas da malha do espaço-tempo, e alguns fundamentos da mecânica quântica e teoria da relatividade geral onde alguém entraria, passaria tempo suficiente para fazer tudo que precisa, e quando saísse teriam passados apenas alguns minutos ou segundos no "mundo real". Claro, teria o efeito colateral que você envelheceria muito mais rápido se usar muito essa bolha, mas acho que se pesar bem as coisas, valeria a pena. A gente pode sonhar, não? De qualquer forma, sem essa bolha, as vezes nos sentimos "pressionados" a fazer 1 semana de trabalho em 1 dia, e isso acaba levando ao brain drain. Não sei as conseqüncias disso a longo prazo, mas quando eu percebo os sintomas de brain drain normalmente percebo que minha produtividade cai bastante, eu me irrito bem mais fácil com as pessoas, entre algumas outras coisas desagradáveis. No artigo comentam que isso pode levar ao stress!

Se você já tem problemas com brain drain, o artigo é bastante interessante. Nele são dadas 10 dicas de como voltar ao normal quando você percebe que está chegando perto do esgotamento. Vou resumir elas aqui.


  1. Meditação - ficar uns 20 minutos deixando o cérebro em stand by, somente observando os pensamentos que tendem a aparecer, sem focar em nenhum deles. Isso é bem mais fácil dito do que feito, é verdade, mas mesmo que você não consiga um estado meditativo 100% eficiente, já vale a pena, pode acreditar.

  2. Dar uma caminhada - o efeito aqui é basicamente tirar o foco do cérebro para alguma outra função, deixando ele relexar um pouco.

  3. Ouvir música clássica - bom, quem não gosta acho que não vai ter benefício nenhum, mas quem gosta sabe do "poder" relaxante de Mozart, Beethoven, Bach e cia.

  4. Ler algo interessante - apesar de parecer contraditório, ler pode mesmo relaxar o cérebro, desde que não seja algo técnico ;)

  5. Reiniciar o cérebro com uma caffeine nap - Essa eu confesso que nunca testei. Mas parece que alguns estudantes desesperados por projetos de mestrado fizeram alguns estudos em universidades e chegaram a conclusão que tomar uma xícara de café e logo em seguida tirar uma soneca de 10-15 min liga o "turbo" do cérebro.

  6. Ver um filme - se você conseguir umas 2h para ir ver algum filme...

  7. Ouvir CDs motivacionais - Esse parece meio estranho também, mas esses CDs costumam por o cérebro em um modo robótico em que ele se preocupa basicamente em pegar as informações prontas, então menos trabalho para ele ;)

  8. Praticar algum esporte - a técnica basicamente é mover a fadiga do cérebro pro corpo. Essa eu tenho experiência. Diversas vezes que eu saí do trabalho com vários sintomas de fadiga mental jgoar o voleizinho sagrado resolveu o problema muito bem.

  9. Divide et impera - pra que fazer tudo de uma vez? Divide o problema em partes e resolve cada uma de maneira simples...

  10. Jogar algum jogo - sim, jogadores viciados, não é esporte mesmo, é dar atenção ao Wii, ao
    PS 3, Xbox, PC, PS 2, etc. Pronto, agora ganhei uma desculpa pra passar mais horas jogando no PC :D. Quem não é muito fã desse tipo de jogo, no artigo falam que Sudoku (pronúncia normal é algo parecido com suudóku - diz a wikipedia ;)) ou palavras cruzadas são excelentes também para reduzir a fadiga.



Espero que as dicas ajudem alguém ;).

Boa sorte!

No comments: